Teorias do Arco da Velha
TEORIAS, TEORIAS E MAIS TEORIAS! (Um blogue ainda mais parvo do que os anteriores.)

domingo, 13 de novembro de 2005

Revolta social em França

Tudo começou quando, a 27 de Outubro, dois jovens de origem africana morreram electrocutados ao esconder-se no interior de uma instalação eléctrica.
As polémicas declarações do Ministro do Interior, Sarkovy, contribuíram em muito para que a onda de violência de alargasse e generalizasse, pois este anunciou a sua intenção de "limpar" os subúrbios da "escumalha" que os habita. Foi esta expressão discriminatória que impulsionou a generalização de episódios de violência, um pouco por toda a França. Entretanto, o recolher obrigatório foi decretado nas zonas afectadas mas a destruição em massa de viaturas, bem como de alguns edifícios incendiados e agressões físicas continuam.
Claro que há questões como o desemprego e as más condições de vida associadas a estes manifestos, mas isto é preocupante. Pergunto-me, a que é que isto leva? Destruir carros dá emprego? Chama a atenção, sem dúvida alguma, e depois? Concordo com protestos, concordo com greves, concordo com inúmeras maneiras de chamar a atenção para os problemas existentes. Discordo de ondas maciças de violência e destruição. O Governo há-de promover uma ou duas medidas para melhorar as condições dos imigrantes. Mas... E depois?

6 Comments:

  • França é actualmente o exemplo perfeito do que é a não integração dos imigrantes e ainda não percebeu que aceitar a diversidade religiosa não é esconder o problema, não permitindo o uso de objectos nas escolas.

    Com jovens sem expectativas e sem saberem como lidar com o futuro, apelidados de escumalha, optaram pela únic a forma de protesto que se calhar conhecem, a violência. Claro que no meio de tudo isto existiu puramente muita gente a aproveitar-se para destruir propriedade alheia e paraticar actos de violência, algo a que cada vez vamos estando cada vez mais habituados.

    By Blogger AJFF, at 13 novembro, 2005 11:35  

  • Habituados?
    Espero nunca me habituar!
    Desconformo-me, inconformo-me, disformo-me, informo-me, mas lamento não me poder conformar.

    By Blogger Unknown, at 13 novembro, 2005 13:27  

  • olá. Sob este tema aconselho a leitura do Post intitulado:
    Universalidade, Integração e Sociedade
    num Blog que descobri por acaso há dias, no seguinte endereço:
    http://arestalia.blogspot.com/

    By Blogger Diafragma, at 13 novembro, 2005 14:46  

  • obrigada p'la sugestão, diafragma! =)

    By Blogger Fabulosa, at 13 novembro, 2005 16:09  

  • Espera-se pelo menos que o Governo francês tome medidas que levem a uma integração efectiva destes imigrantes, muitos dos quais já são franceses.

    By Blogger armando s. sousa, at 13 novembro, 2005 19:15  

  • ...o problema não é falta de condições que esses arruaceiros têm... o que eles têm é condições a mais... se eles fossem obrigados a trabalhar como os seus pais... não tinham tempo para fazer m****!...
    FORÇ'AÍ!
    js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e http://mprcoiso.blogs.sapo.pt

    By Anonymous Anónimo, at 14 novembro, 2005 18:34  

Enviar um comentário

<< Home