Teorias do Arco da Velha
TEORIAS, TEORIAS E MAIS TEORIAS! (Um blogue ainda mais parvo do que os anteriores.)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Post Scriptum - Dia dos Reis

imagem daqui

O Dia de Reis celebrou-se hoje, 6 de Janeiro!
A adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza uma homenagem de todos os homens na Terra. Assim, Belchior é o representante da raça branca (europeia); Gaspar representa a raça amarela (asiática); e Baltasar representa todos os de raça negra (africana). Estavam, deste modo, representadas todas as raças bíblicas (e as únicas conhecidas na altura: os semitas, os jafetitas e camitas) – claro que do meu ponto de vista só existe uma raça, a raça humana, mas...
Tenho de contar a história da estrela? Nop, toda a gente sabe que os Reis Magos seguiram uma estrela até ao local onde estava o Menino Jesus. Quando o encontraram ofereceram-lhe: ouro (Belchior): este representa a sua nobreza; incenso (Gaspar): representa a divindade de Jesus; e mirra (Baltasar): a mirra é uma erva amarga e simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade, também simbolizava Jesus enquanto homem. Fiquei a saber, na minha pesquisa, que as imagens dos Reis Magos só apareceram em presépios por volta de 1484.
Já agora, achei interessante: os presentes de Natal foram ideia do Papa Bonifácio, no século VII. No Dia de Reis, ele distribuía pão ao povo, recebendo presentes em troca - o espertalhão!
Dar presentes no Natal é um costume de origem pagã, hoje as datas e motivos dos presentes variam. Nalguns países europeus, como a Finlândia, os presentes são dados no dia 6 de Dezembro, durante a comemoração da Festa de São Nicolau, o patrono das crianças. Noutros países, como a vizinha Espanha, foi hoje o grande dia. Em Portugal, come-se o bolo-rei, nham nham!

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home