Teorias do Arco da Velha
TEORIAS, TEORIAS E MAIS TEORIAS! (Um blogue ainda mais parvo do que os anteriores.)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

Teoria do feriado

Há já muito tempo que celebramos a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Em 1646 tomámo-la por rainha e padroeira de Portugal. Naquele ano, nas cortes celebradas em Lisboa, o rei D. João IV declarou que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe, em seu nome e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro. Além disso, ordenou também que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
Posteriormente, a 8 de Dezembro de 1854, o Papa Pio IX definiu dogmaticamente este feriado, pela bula Ineffabilis. Foi também em 8 de Dezembro, de 1904, que se lançou, em Lisboa, a primeira pedra para um monumento comemorativo do cinquentenário da definição do dogma. Ao acto, a que assistiram as pessoas reais, patriarca e autoridades, estiveram também representadas muitas irmandades de Nossa Senhora da Conceição, de Lisboa e do país.

Sinceramente, parece-me que este feriado não diz muito a muita gente, dirá a algumas pessoas certamente, mas não a muitas, mesmo a católicas. O feriado só sabe bem à grande maioria das pessoas porque é feriado!

4 Comments:

  • aprendi agora tudo sobre o feriado, mesmo que há muito tempo me saiba tão bem gozá-lo!

    By Blogger Mónica, at 08 dezembro, 2005 20:30  

  • De facto o teu esforço é notável. Mais uma vez os meus parabéns.
    Quanto ao resto, Torias, mas que feriado é que diz alguma coisa a alguém? Para além, claro de ser "um feriado". Penso que são muito poucos.

    By Blogger Diafragma, at 08 dezembro, 2005 21:04  

  • sinceramente, e p mais estúpido q pareça, o feriado q me diz mais é... tchan tchan tchan... o do Ano Novo! ;)

    By Anonymous Anónimo, at 08 dezembro, 2005 21:23  

  • Mas porque é que anda toda a gente, professores, rádio e até a televisão, a chatear-nos com o raio do significado dos feriados?
    Porque é que é feriado? Querem coisa mais óbvia? É feriado porque Deus (ou Alá ou não-sei-quem, para quem não for católico) é grande!

    By Blogger Rekoa Meton, at 12 dezembro, 2005 18:07  

Enviar um comentário

<< Home